Audiência pública debate instalação de fábrica de celulose em Alto Araguaia; previsão é de R$ 12 bi em investimento

"O prefeito Gustavo está de parabéns por ajudar a conduzir importantes etapas dessa tarefa até agora cumprida", disse o governador Mauro Mendes.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Monique Espósito (Estagiária Assecom/AIA)

A futura instalação de uma fábrica de celulose no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foi tema de audiência pública realizada na sexta-feira (22) no salão social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O encontro contou com a participação do governador Mauro Mendes (DEM), prefeito Gustavo Melo (PSB), vice-prefeito Freud Fraga (DEM), deputados federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores de toda região. Cerca de 1,5 mil pessoas prestigiaram o evento, exigência técnica como parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento que contará com investimentos de cerca de R$ 12 bilhões.

Durante a audiência coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) foram apresentados os Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais (Eia-Rima), bem como as alternativas para mitigação dos possíveis danos ao meio ambiente. A fábrica da Euca Energy tem previsão de funcionamento em 2021 e 24 meses para conclusão. A audiência pública foi uma das etapas necessárias para obtenção das licenças visando a instalação do empreendimento.

A fábrica terá capacidade para produzir 2 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano e terá capacidade de produzir 372 MW de energia para o próprio consumo e 171 MW de excedente para venda. A expectativa é que o investimento dê um boom econômico na geração de renda do município e da região. A previsão é que cerca de 8 mil vagas de emprego sejam geradas durante a instalação da fábrica. Durante a operação, a previsão é empregar cerca de 1.200 pessoas. O empreendimento projeta produzir 2 milhões de toneladas por ano de celulose branqueada de eucalipto.

“É um evento técnico, que faz parte do calendário oficial de licenciamento. A nossa presença é para prestigiar, falar com as autoridades. Sabemos que até esse ponto muitos esforços foram empreendidos. O prefeito Gustavo está de parabéns por ajudar a conduzir importantes etapas dessa tarefa até agora cumprida. Tem outras pela frente, mas tenho certeza que o esforço coletivo de todos aqueles que atuaram até o presente momento é que trouxe até aqui [à audiência] e que o esforço de todos nós é que levará ao sucesso absoluto que é colocar de pé essa fábrica. Para Mato Grosso é um orgulho, mostra a potencialidade do Estado”, disse o governador.

O prefeito Gustavo Melo destacou que as características do município de Alto Araguaia fizeram a diferença para ser escolhido como sede para implantação da fábrica de celulose. O chefe do executivo. “Em 80 anos Alto Araguaia nunca experimentou um momento tão especial como agora. Temos etapas ainda a serem cumpridas, mas avançamos. Queremos colocar Alto Araguaia como mais bem estruturado e eficiente corredor logístico de escoamento da produção de grãos de Mato Grosso. Alto Araguaia tem tudo para vivenciar uma nova era com esse empreendimento”, acredita o prefeito.

O presidente do conselho administrativo da Euca Energy, e fundador da empresa, Gilberto Flávio Goellner, ressaltou que Alto Araguaia reúne as condições ideais de solo e clima para implantação do projeto. “Alto Araguaia foi escolhida pelas condições ideais de se implantar um projeto de celulose. Então a gente pede desculpas para os outros municípios do estado, por não ter as mesmas condições de altitude, de precipitação pluviométrica, de viabilidade do eucalipto e principalmente a logística ferroviária e a distância até o Porto de Santos”, observou.

O deputado federal Juarez Costa (MDB) acredita que a futura instalação da fábrica de celulose será um marco para a história de Alto Araguaia. “Alto Araguaia tem um grande potencial. Estou muito feliz em fazer parte do início desta história. É necessário que a população esteja preparada. É o momento de viver essa transformação”, frisa o deputado.

Compareceram no evento o governador Mauro Mendes (DEM); o prefeito Gustavo Melo (PSB); o vice-prefeito Freud Fraga (DEM); presidente da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia Jorge Melo, vereadores; deputados federais Juarez Costa, Neri Geller e José Medeiros; os deputados estaduais Nininho, delegado Claudinei, Xuxu Dal Molin e Thiago Silva; além da secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA) Mauren Lazzaretti. Também marcaram presença os prefeitos das cidades Ribeirãozinho, Ronivon Parreira; de Araguainha, Silvio José de Morais; de Alto Garças, Claudinei Singolano; de Itiquira, Humberto Bortolini, o Betão; de Tesouro, Antônio Leite Barbosa; de Guiratinga, Humberto Domingues; de Ponte Branca, Humberto Nigueira. Além de contar com a participação de mais de 1.500 pessoas.